quinta-feira, 21 de junho de 2007

A morte não espera


(...)A morte é certa mas a hora da morte é incerta .Pode atingir-nos em qualquer momento .

A morte não espera para ver se complétamos o que planeávamos fazer .A morte nunca se espera, permitindo que uma pessoa viva um pouco mais porque ainda não acumulou um número suficiente de acções virtuosas.Não interessa que sejamos doentes ou saudáveis .A morte nunca espera .Pode roubar-nos a vida quando ainda não estamos preparados .

A vida é fugidia e de pouca confiança.

Inconscientes desse facto , acumulámos acções negativas , físicas , verbais e mentais relacionadas com os que são íntimos e também com os outros .Estes quer sejam amigos ou inimigos, também desaparecem em breve.

Tudo é transitório , desde os amigos e familiares , os inimigos e as riquezas. Tudo é transitório, impermanente e acabará por desaparecer.Chegará o momento em que não podemos ver ou ouvir.Sentir-nos-emos se tudo tivesse acontecido num sonho.Todos os fenómenos condicionados , todo o ambiente e tudo aquilo que gozámos são coisas que vagamente recordadas. Como nunca compreendemos a nossa natureza fugida , nunca compreendemos que vamos viver apenas pouco tempo.Por causa dessa falta compreensão , por ignorância, apego e ódio , envolvemo-nos em vários tipos de actividades impróprias.

O dia nõa espera e a noite não espera.

Minuto a minuto , segundo a segundo , o tempo vai sendo consumido e as nossas vidas extinguem-se .

As nossas vidas estão constantemente a aproximar-se do fim.(....)


(Este texto mais uma vez foi retirado do livro A alegria de viver e morrer em paz de Dalai-lama.

Por vezes penso na morte pois todos dias morrem muita gente , eu não tenho medo da morte , gostaria que a minha morte seja ela como for , não queria dar trab a ninguém.Tenho realmente medo de perder as pessoas que amo .Por isso tento viver a vida como fosse o útimo dia aproveitado cada momento, e isso faz me sentir feliz ."Vivam a vida e sejam felizes pois amanhã podemos não estar cá"

Um comentário:

fcsr disse...

é a pura verdade triste mas verdadeira!

bjos grandes cheios de carinho